Desde sua formação em 2009, o Bitcoin, como a primeira criptomoeda a operar em exchanges digitais descentralizadas, vem ganhando usuários e valor de mercado. Apesar de suas baixas, como qualquer outra moeda baseada em valor, o bitcoin tem um aumento consistente financeiramente que resultou na expansão do mercado digital. Ao que tudo indica, essa tendência continuará, impactando o desenvolvimento global do mercado mundial de moedas.
Porque o bitcoin?
A adoção pelo bitcoin atrai uma variedade de pessoas por inúmeras razões. Por ser uma moeda descentralizada, é muito difícil que o seu valor infle artificialmente.
Previsões de especialistas de mercado
Devido a volatilidade do bitcoin, vários especialistas fazem suas previsões com um ciclo de cinco anos sobre a adoção do bitcoin. Tom Lee, ex-estrategista-chefe de ações do JP Morgan, prevê um aumento constante na base de usuários e investimento institucional em bitcoin após maio de 2020. Fran Strajnar acredita que a taxa de adoção será diretamente proporcional ao aumento do seu valor de mercado. John McAfee, acredita que, em 10 anos, “tudo será criptomoeda”. Tim Draper, da Venture Capitalist, prevê que o bitcoin atingirá o pico de 5% do mercado mundial de moedas até 2023. Apesar opiniões diversas nas previsões, certamente pode-se dizer que a maioria das previsões sobre o Bitcoin são otimistas em graus distintos.
Fatores para o aumento de preço do bitcoin
Uma série de fatores afetam o aumento do valor bitcoin. De acordo com os principais especialistas e por ser a principal criptomoeda do mundo, o bitcoin está no caminho para se tornar uma das principais moeda de troca do mercado cambial global.
Por outro lado, as principais potências econômicas, como os Estados Unidos, China e a União Europeia, possuem investidores que vem liderando a adoção da blockchain para investimento e transações comerciais.
Da mesma forma, investidores institucionais entrando no mercado de criptomoedas é um fator crucial para o seu aumento no mercado global. Isso promove uma confiança geral na estabilidade do mercado de criptomoedas e aumentam a probabilidade de negociações em larga escala por investidores mais conservadores.
Fatores para a queda no preço do bitcoin
Apesar das inúmeras previsões otimistas, o bitcoin ainda está em seus estágios iniciais e vulnerável as altas taxas de flutuação. Alguns especialistas enfatizam que o histórico de mercado, embora útil, não pode ser confiável para ser inteiramente preciso na previsão de tendências futuras.
Esses analistas enfatizam a importância da expansão da base de usuários e da adoção global para que ocorra o aumento esperado no valor do bitcoin. Sem a tração da adoção em massa, os especialistas temem que o bitcoin tenha dificuldade em continuar crescendo, e não atingirá os níveis esperados com o otimismo previsto pelos analistas.
Conclusão
Devido a um histórico de rápido avanço em seu preço, a maioria dos especialistas está otimista com o crescimento do bitcoin, tornando-o potencialmente viável caso continue em sua tendência exponencial. No entanto, outros especialistas alertam para os perigos na perda de tração, o que pode levar o bitcoin a uma queda tanto no valor quanto em sua adoção.